ARQUIVO
Cidadania
e-storias d'igualdade
Objectivos
Este projecto centrou-se nas representações de género veiculadas por mensagens jornalísticas e publicitárias, que apresentam mulheres e homens de forma caricatural e estereotipada, em grande parte por falta de formação/sensibilização dos profissionais de comunicação (jornalistas, assessores de imprensa e agências de comunicação/publicidade).
O projecto visou ainda estudantes em comunicação, numa perspectiva de sensibilização de futuros profissionais, e organizações da sociedade civil da área da igualdade de género, que têm dificuldades em fazer-se ouvir dos meios de comunicação.
Com vista a sensibilizar profissionais e estudantes sobre a sua responsabilidade na eliminação de estereótipos de género e a pôr em diálogo organizações de diferentes sectores, realizaram-se tertúlias e workshops, um programa de mentoria, a produção de vídeo-narrativas e a criação de uma plataforma multimédia, produto que possui um elevado grau de transmissibilidade, sendo os conteúdos apropriáveis por outros meios multimédia (webTV e redes sociais). No futuro prevê-se inclusive alargar esta intervenção aos PALOP.
Principais resultados
-
criação de uma Plataforma Multimédia de narrativas digitais
e-storias d'igualdade -
organização de tertúlias sob o lema “Comunicar com igualdade”
-
organização de workshops "Comunicar com Igualdade"
-
programa de mentoria para estudantes de comunicação
Âmbito geográfico
Portugal – Distritos de Porto e Braga
Apoio Financeiro
CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género ; POPH – Programa Operacional de Potencial Humano; QREN - Quadro de Referência Estratégia Nacional; União Europeia, Fundo Social Europeu